Roupas Camufladas: conheça a história das vestimentas dos militares

Comumente usadas por Militares, as roupas camufladas se tornaram um símbolo de força, luta
e proteção. Membros de exércitos de vários países usam essas vestimentas não só em batalhas e guerras, mas também no dia a dia de trabalho. Afinal, elas já se tornaram uma identidade de guerreiros que lutam e defendem pessoas e países.

Mas você sabe por que essas roupas tão importantes eram usadas em guerras e ainda são usadas até hoje? Saiba nesse artigo tudo sobre a história das roupas camufladas e o que torna elas tão importantes até os dias de hoje.

História das Roupas Camufladas

Para entender o uso das roupas camufladas, é preciso voltar um pouquinho no tempo, no nascimento das guerras Mundiais. As primeiras estampas camufladas foram desenvolvidas durante a Primeira Guerra Mundial. O intuito era proteger os soldados com roupas que se camuflassem na vegetação.

Os tons verde, caqui e cinza-campo, comumente usados nos uniformes camuflados daquela época, fundiam-se com a paisagem, dando a chance dos militares se esconderem e também avançarem de maneira sorrateira e quase invisível contra seus adversários.

Na Segunda Guerra Mundial, a vestimenta teve melhorias para uma proteção ainda maior dos soldados. Durante essa batalha foram criadas as roupas com manchas em formas de rins, até hoje bastante utilizadas. No final dessa guerra, o design do uniforme camuflado evoluiu rápido. Usando de inspiração os movimentos artísticos da época, como o cubismo, artistas modernos ajudaram a criar padrões ópticos nas roupas para enganar os olhos.

Roupas Camufladas atualmente

Depois das grandes guerras, o tempo passou e o uso de roupas camufladas continuou. O trabalho de aperfeiçoamento do tecido e do tipo de camuflagem segue até hoje. Nesse período já foram criados diversos padrões de uniformes, com variadas cores.

Dentre as modernidades e melhorias que vieram com o século XXI está a camuflagem digital.

Esse curioso design, em sua versão modernizada (desenvolvida em computadores), nasceu na década de 90 e é usada até hoje. Ela é feita com pequenos quadrados de cor que ajudam na camuflagem, já que são capazes de enganar os olhos em diversas situações. A ideia é causar uma ilusão de óptica para confundir o cérebro e fazer o inimigo não notar o alvo.

Especialistas, até hoje, trabalham para tornar as camuflagens atuais ainda mais perfeitas, desenvolvendo novas cores, texturas, camadas e formatos para que esse instrumento de proteção siga ajudando os guerreiros.

Roupas Camufladas de Qualidade? É na CouroArt

Sabendo da história dessas vestimentas e de sua importância para os profissionais que trabalham na área de segurança, a CouroArt desenvolveu uniformes completos com Estampa Camuflada.

São vários modelos com cores e estampas diferentes. É possível encontrar desde fardas táticas completas – feitas com ripstop, o material mais adequado para esses uniformes – até gandolas, calças, camisetas, mochilas e outros acessórios.

Acesse nossa página exclusiva de Uniformes e Fardas Camufladas, confira todas as vestimentas e itens de qualidade disponíveis e aproveite nosso Festival de Camuflados para adquirir seu uniforme: www.couroart.com.br

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *