Bombeiro civil: saiba porque ele é indispensável para os estabelecimentos

A presença de Bombeiros Civis em determinados estabelecimentos é prevista por lei em alguns municípios do Brasil. Os profissionais são responsáveis por resguardar e proteger a vida daqueles que saem de suas casas por necessidade, como para ir a um supermercado, ou procuram um momento de lazer em cinemas, shoppings, teatros, shows, casas noturnas, entre outros.

Os Bombeiros Civis agem principalmente na prevenção de acidentes e princípios de incêndio, garantindo que tudo está dentro das normas de segurança. E caso algo dê errado, os guerreiros são os primeiros a entrar em ação para apagar incêndios, realizar resgates e efetuar os primeiros socorros.

Portanto, além da obrigatoriedade prevista por lei, a presença de Bombeiros Civis nos estabelecimentos traz inúmeros benefícios para todos. Veja alguns deles:

Garantia de um ambiente seguro

A presença de Bombeiros Civis nos estabelecimentos são a garantia de que aquele local está protegido contra quaisquer imprevistos. Isso gera uma grande sensação de segurança por parte das pessoas que estão no local, já que os profissionais estão sempre prontos para entrar em ação diante de princípio de incêndio e emergências.

Vistoria para a prevenção de acidentes

Os Bombeiros Civis fazem a vistoria constante de extintores e outros equipamentos preventivos para se certificarem de que tudo está funcionando. Assim, em caso de emergência, os equipamentos de segurança podem ser utilizados sem nenhum transtorno ou risco. O profissional analisa minunciosamente todos os riscos existentes nos estabelecimentos e notifica os setores competentes sobre as eventuais irregularidades encontradas.

Instruções de segurança aos funcionários

Os Bombeiros Civis têm o importante papel de instruir os funcionários dos estabelecimentos sobre o uso dos equipamentos em caso de emergência. Eles dão orientações sobre os locais apropriados para se colocar os extintores, placas de sinalização e luminárias de emergência. Além disso, ensinam como utilizar alguns dos equipamentos caso seja necessário. Tais instruções podem salvar vidas.

Ação em situações de emergência

Grande parte do trabalho do Bombeiro Civil tem a ver com a prevenção de acidentes. Mas quando uma situação de emergência é inevitável, os profissionais também entram em ação. Eles identificam a situação, combatem princípio de incêndio, acionam o alarme, desligam a energia elétrica e orientam tanto as pessoas presentes no local quanto Corpo de Bombeiros (quando é acionado). Além disso, cabe aos Bombeiros Civis realizar os primeiros socorros caso haja vítimas.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *