O que são EPIs e qual sua importância para o trabalho do Bombeiro Civil

A profissão de Bombeiro Civil é considerada uma das mais nobres pelo fato de que os guerreiros, muitas vezes, arriscam suas vidas para ajudar o próximo. Além de atuarem com a prevenção de acidentes, os profissionais enfrentam diversas situações de risco, como contenção de incêndios, resgates, primeiros socorros, entre muitas outras funções.

Para conseguir dar o melhor de si durante uma ação, o bombeiro precisa estar protegido, já que exposição a situações de risco podem ser frequentes. Por isso, os profissionais devem usar EPIs adequados para as suas funções. Mas afinal, o que são EPIs?

Nesse artigo vamos esclarecer o que são, quais são e qual a importância de EPIs para Bombeiros Civis. Confira:

O que são EPIs?

EPI é a sigla usada para Equipamento de Proteção Individual, ou seja, é todo item, produto ou dispositivo utilizado por um trabalhador com a intenção de protege-lo contra os possíveis riscos de seu ofício que podem ameaçar sua segurança e saúde.

Tais equipamentos são essenciais para que Bombeiros Civis e trabalhadores de diversas áreas que também são expostos a riscos no dia a dia possam desempenhar suas funções com segurança e proteção.

Os EPIs visam a manutenção da saúde física dos funcionários e, por isso, de acordo com a Norma Regulamentadora 6, as empresas são obrigadas a fornecer aos seus empregados, de forma gratuita e em perfeito estado de conservação, os Equipamentos de Proteção Individual. Essa norma é válida para aqueles que são expostos a situações de risco, podendo variar de acordo com cada atividade realizada.

Por que os Bombeiros Civis devem usar EPIs?

Os Bombeiros Civis, em diversas ocasiões, precisam atuar em funções que pode trazer riscos, afinal, os guerreiros previnem e combatem incêndios, realizam resgates e efetuam primeiros socorros muitas vezes em situações desfavoráveis. Por isso, os profissionais precisam usar os Equipamentos de Proteção Individual para desempenhar suas funções com segurança.

Os EPIs utilizados pelos Bombeiros Civis devem ser de qualidade, adequados para proteger os guerreiros em inúmeras situações, criando uma barreira de proteção entre o profissional e os riscos do ambiente em que ele é exposto.

Com os materiais e vestimentas adequados, os bombeiros conseguem desempenhar o seu papel com eficiência, dando o melhor de si para ajudar outras pessoas sem esquecer de proteger a si mesmos.

Quais os EPIs indicados para Bombeiros Civis?

Os Equipamento de Proteção Individual (EPIs) variam de acordo com a função de cada trabalhador em seu dia a dia. No caso dos Bombeiros Civis, tudo também dependerá de qual a função designada para cada profissional e quais os riscos existentes em cada ação.

Os EPIs utilizados pelos Bombeiros Civis podem ir desde itens básicos até itens mais avançados. Tudo dependerá do papel que ele irá desempenhar em um determinado evento ou estabelecimento.

Os itens que iremos listar não são obrigatórios para todos os Bombeiros Civis. A definição é feita pela empresa contratante. Porém, são itens usados por grande parte dos profissionais e que garantem segurança e proteção para os guerreiros poderem trabalhar com tranquilidade. Confira alguns exemplos de EPIs:

  • Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
  • Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
  • Proteção da cabeça: bonés e capacetes;
  • Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
  • Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas;
  • Proteção respiratória: máscaras e filtro;
  • Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *